___________________________________

Prefeito Chico Dumont fala sobre Zika Vírus em Matão

Sempre preocupado em prestar esclarecimentos à opinião pública, o prefeito Chico Dumont convocou uma entrevista coletiva para a manhã de quinta-feira (11), na sala de reuniões do Gabinete, para falar sobre a situação do Zika Vírus em Matão. Ao seu lado estavam a secretaria Municipal de Saúde, Mara Capparelli; a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Centro, Tânia Mara Mancini Bambozzi; e o médico ginecologista e obstetra, Dr. Júlio César Moraes,que é coordenador da maternidade de alto risco do Hospital Carlos Fernando Malzoni.



Na ocasião, o prefeito Chico Dumont apresentou um panorama geral sobre a situação, e a preocupação da administração com a dengue, Chicungunya e Zika. “Algumas medidas preventivas já foram tomadas, como a distribuição de repelentes às gestantes que realizam o pré-natal através do SUS. Houve também um aumento no número de ultrassons de dois para cinco. Temos um trabalho preventivo diário, realizado nos bairros pelas agentes de saúde. Estamos aumentando a divulgação e orientação da população através dos meios de comunicação. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance”.

Notificação

A secretária Mara Capparelli informou que existem dois casos suspeitos de Zika Vírus, “mas nenhum confirmado. É fundamental lembramos a importância da notificação, porque a partir dela temos condições de fazer todo um acompanhamento, e tomar as medidas que se fizerem necessárias. São novidades e novas informações a todo momento. Mais do que nunca é preciso reforçar junto a população a campanha 'Dengue. Se pegar tem que falar'. Nossa estrutura está preparada para a atuação necessária”.

Já a enfermeira Tânia Mara Mancini Bambozzi disse que existe um fluxo estabelecido para os atendimentos relacionados a dengue. Em relação a Zika é tudo muito novo. Se os exames dão negativo para dengue, mas existem os sintomas, partimos para a Zika. As informações chegam com muita velocidade. Temos que contar muito com a colaboração da população, não só através das medidas preventivas, como também nas notificações”.

O Dr. Júlio além de sua explanação, respondeu à várias perguntas dos presentes. Segundo ele, a microcefalia é sim causada pelo Zika Vírus. “Precisamos informar a população. Alertar sobre a gravidade do problema, a importância da prevenção, da notificação, da informação, da conscientização. Explicar o que é microcefalia, o que é uma criança com microcefalia.

A microcefalia, na maioria da vezes, não mata, mas gera uma má formação do  feto, com sérias consequências, que exigirá tratamento e acompanhamento durante 40, 50 anos. A indicação é para que as mulheres adiem a gravidez por algum tempo, que utilizem os métodos contraceptivos. Para as gestantes recomendamos o uso de calças compridas, blusas de mangas compridas, sapatos fechados, repelente a cada quatro horas, enfim, todas as medidas preventivas disponíveis.

Em cerca de 80% dos casos de Zika não aparecem sintomas, o que dificulta muito. Vários estudos estão sendo feitos, mas tudo é muito novo. A prevenção é fundamental, assim como a orientação, e a conscientização das pessoas, porque caso contrário, dentro de cinco ou seis meses, estaremos lamentando casos de microcefalia em Matão”, finalizou.
_______________________________________________________________________________
TiligaEscrito por: Gabriel Mailon,
TiligaPostado às 11:43 Por Julio Marcelo.
WhatsApp - 16 99173 9728
Deixe seu Comentário
Rede Tiliga Brasil: não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos ou postagens nos blogs. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução de Fotos Videos Matérias, sem autorização da Fonte Rede Tiliga: Copyright: Gabriel Mailon - www.Tiliga.com.br
Item Reviewed: Prefeito Chico Dumont fala sobre Zika Vírus em Matão Rating: 5 Reviewed By: Redação - Tiliga