
Eu já tinha usado a emissora como referência à essa estrutura de programação em um outro texto meu, mas agora que a emissora lançou a plataforma SBT kids na web, passei a ter certeza que ela se daria bem com esse tipo de programação.
Você pode imaginar que isso é complicado, e é, mas ao mesmo tempo que isso aumentaria os custos, aumentaria também a fonte de renda da emissora.
Explicação chata sobre TV Analógica e Digital
Veja bem, no modelo de transmissão analógica, as emissoras não podem ficar muito próximas umas das outras dependendo da frequência que ela use para gerar a imagem e o áudio no canal que ela atuará, ou isso causaria uma amálgama terrível. Veja que existem vários espaços vagos entre algumas emissoras, como do canal 2 para o 4, 7 para o 9 e assim sucessivamente.
Já no modelo digital isso não existe, com isso todos os 69 canais podem ser ocupados. Mas nosso modelo de TV Digital (que se não me engano, é uma mistura do modelo japonês e europeu) proporciona algo ainda mais interessante:
Cada canal poderá transmitir até 4 “emissoras”. Em outras palavras, cada televisor com acesso à frequência digital, tem na verdade 69×4 canais abertos, ou 276 canais.
O SBT, como uma emissora de vasto conteúdo, poderia começar o movimento de segmentar a programação, espalhando-a para 4 canais diferentes usando sua melhor arma atual: infantis.
No canal 4.2, o SBT poderia começar a transmitir o “SBT kids” de maneira experimental.
A TV paga infantil exibe publicidade voltada para os pimpolhos, mas dentro da regulamentação do Conar e outras instituições. Logo, seria simples adotar o modelo comercial para o SBT kids.
Adicionalmente, o SBT poderia vender um espaço para a Disney colocar mais horas do Mundo Disney. Algo em torno de 4h.
Já os SBT “Shows”, permitiria finalmente ter programas femininos e de bem estar e esportivos, e uma variedade comercial ainda mais ampla. Todos esses projetos poderiam ser feitos com produtoras independentes em formato de parceria 50×50, inclusive.
E o SBT “News”, claro, teria um cunho mais classe A e B, mas sem deixar de lado o publico C, D e E, que também gosta de ficar bem informado. O SBT tem um dos melhores times de jornalistas das emissoras. Logo o investimento aqui será o que melhor refletirá o que o Sílvio disse uma vez, que “o futuro da TV é novela e jornalismo”.
De todas essas emissoras, espero que ao menos o SBT tente com o kids e o News.
________________________________________________________________________________