O ministro Ricardo Lewandowski divulgou hoje a tarde o cronograma de vacinação encaminhado pelo Ministério da Saúde. No documento a pasta explica como serão organizadas as cinco fases do Plano Nacional de vacinação:
A pasta também prevê que a vacinação de toda a população possa demorar um ano. O documento é assinado pelo ministro Eduardo Pazuello e afirma que o governo federal deverá apenas repassar os imunizantes aos estados, que terão o papel de distribui-los aos municípios.
1° - Elaboração do Plano (concluída)
2° - Aprovada uma vacina pela Anivisa o prazo de distribuição será de cinco dias. Aqui também entram as vacinas aprovadas para uso emergencial.
3° - Apoiar planejamento de logistica de distribuição nos Estados e no Distrito Federal. Caberá a cada ente repassar para municípios e regiões administrativas.
4° - Execução da vacina. Cada grupo prioritário deverá ser vacinado em até 30 dias.5° - Monitoramento e rastreabilidade dos vacinados e possíveis aplicação de segunda doses.
"Até o presente momento, ainda não há uma vacina disponível para uso imediato no mercado brasileiro, o que, por evidente, é condição para imediata disponibilização da vacina.
Escrito por: Estagiária da Rede Tiliga, sob supervisão de Jessica Machado - Editora Chefe