O estado de São Paulo premiou as cidades de São Paulo, Santos e Araraquara, por desempenho no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, durante coletiva, nesta segunda-feira (14). Outros 21 municípios também foram premiados, totalizando R$ 5 milhões em verbas, que serão distribuídas entre eles.
O Governo do Estado de São Paulo premiou Araraquara pelo destaque nas ações adotadas durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, receberam a homenagem no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda-feira (14).
Foram 24 municípios homenageados ao todo, sendo três deles (Araraquara, Santos e São Paulo) pelas ações na pandemia: Araraquara se destacou pelo maior índice de testagem e menor letalidade entre os municípios de 200 mil a 300 mil habitantes, Santos pelo maior índice de recuperados acima de 60 anos de idade e São Paulo pela maior disponibilidade de leitos UTI por 100 mil habitantes.
A cidade de Araraquara foi premiada por registrar o maior índice de testagem e menor letalidade entre os municípios na faixa de 200 a 300 mil habitantes. A entrega dos prêmios marca o fim da primeira fase do Programa Parcerias Municipais, lançado em agosto de 2019.
Para a escolha dos premiados, foram avaliados itens como evolução do município, engajamento em campanhas de prevenção da covid-19 e execução dos planos de ação. A segunda premiação do Programa está prevista para ocorrer em novembro de 2021.