Araraquara (SP) espera receber cerca de dez mil doses da Coronac para vacinar os profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19, disse a secretária municipal da Saíude, Eliana Honain. O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (18) que a vacinação será iniciada a partir das 17h em todo o país.
De acordo com a seceretária municipal de saúde, Eliana Honain, a Comissão de Organização da Vacinação aguarda orientações e seguirá o cronograma do Governo do Estado.
Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford. Momentos depois, o governo de São Paulo aplicou a primeira vacina da CoronaVac.
Logo que as vacinas chegarem, os profissionais de saúde já serão vacinados, já que a cidade ( Araraquara ) possui as seringas e agulhas necessárias para a aplicação, assim como local adequado para acondicionar o medicamento.
Para Honain, a vacinação em Araraquara deve começar até o final desta semana, já que o Estado deve fazer a grade com as divisões até na terça-feira (19) e, no máximo, realizar o transporte das doses na quarta-feira (20).
A primeira pessoa a ser vacinada no Brasil foi a enfermeira do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, Mônica Calazans, de 54 anos, nesse domingo (17).
A secretária municipal da Saúde explicou que os números estimados de doses são baseados no número da vacinação contra a gripe, que conta com os mesmos grupos prioritários (profissionais da saúde e idosos).