O secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou, nesta sexta-feira (8), que três regiões do estado de São Paulo regrediram para a fase laranja e uma evoluiu no plano de reclassificação, criado para conter os impactos sanitários e econômicos do coronavírus.
O anúncio da mudança ocorreu durante coletiva de imprensa realizada com membros da administração estadual e sem a presença do governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes. As mudanças entram em vigor a partir da segunda-feira (11).
De acordo com o secretário Gorinchteyn, a pandemia recrudesceu. "Tivemos um incremento nessa primeira semana em relação a última do ano de 2020 de 30% em novos casos. O número de internações tiveram um incremento de 8,2% e, por fim, um crescimento de 34% na média diária móvel de óbitos. Nesse caso, pode ter havido um retesamento dos dados por ocasião dos últimos feriados."
O Plano São Paulo também sofreu modificações nos critérios para mudança de fases. Na laranja, houve ampliação das atividades permitidas para todos os setores, a capacidade limitada de 20% foi para 40% de ocupação para todos os setores. O funcionamento máximo de estabelecimento que era limitado a 4 horas por dia mudou para 8 horas.