A partir das 20h desta sexta-feira (29), entra em vigor em todas as regiões do estado a fase vermelha do Plano São Paulo. A medida vale ao longo de todo o fim de semana e só muda a partir das 6h de segunda-feira (1º) nas dez regiões onde ainda vigora a fase laranja.
No caso de Araraquara, o decreto municipal publicado pela Prefeitura foi bastante específico quanto a natureza dos estabelecimentos que poderão funcionar durante a fase vermelha na cidade.
São eles: hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, supermercados e congêneres, transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores, bancas de jornal, serviços de segurança privada e meios de comunicação social. Bares, restaurantes e lanchonetes, assim como o comércio, no período da fase vermelha, poderão atender apenas por delivery, drive thru ou retirada.
Outras sete regiões continuam a semana toda na fase vermelha: Presidente Prudente, Marília, Bauru, Franca, Barretos, Sorocaba e Taubaté. Este sistema derestrições vale até, pelo menos, 8 de fevereiro, segundo anunciou o governo.