Donos de bares e restaurantes da cidade de São Paulo realizaram nesta terça-feira (2) mais uma manifestação contra as restrições impostas ao funcionamento dos estabelecimentos do setor pelo governo do Estado para conter a pandemia do novo coronavírus, especialmente a determinação de fechar os estabelecimentos às 20h, em dias de semana, e durante todo o dia aos sábados e domingos.
![]() |
Foto: Abraão Cruz/TV Globo |
"Este setor está pagando uma conta desproporcional e injusta em nome do bem coletivo. Impedidos de trabalhar por determinação do Governo Estadual, nos sentimos injustiçados, pois entendemos que os protocolos sanitários pactuados são comprovadamente seguros e garantem a segurança de nossos clientes, colaboradores e famílias. Diariamente há registros de aglomerações nas ruas enquanto os estabelecimentos, que são espaços seguros de lazer e seguem protocolos, estão fechados ou funcionando somente com 40% de sua ocupação e forte restrição de horários?.
É a terceira vez que empresários e funcionários do setor protestam contra as medidas. O ato de hoje foi organizado pelos movimentos Gastronomia Viva e #NãoDeixeFecharaConta e reuniu cerca de 200 pessoas no Masp, na avenida Paulista, entre 15h e 17h.
O fechamento de todo o comércio não essencial iria até 7 de fevereiro, mas o governador João Doria (PSDB) disse na 2ª feira (1.fev) que uma nova reclassificação deve ser feita no estado até quarta-feira (3.fev). A esperança do setor é que a medida seja anulada. A Abrasel emitiu um comunicado para justificar o ato organizado desta terça-feira.