O empresário Maurício Vargas, nascido em Campo Grande, e que foi o criador do site “Reclame Aqui”, morreu nessa 6ª feira (2.abr.2021) devido a complicações da covid-19. Maurício tinha 58 anos e estava internado em um hospital particular de São Paulo.
Criado por Maurício em 2001, o "Reclame Aqui" se tornou referência nacional por reunir reclamações de clientes das mais variadas empresas do país inteiro. As queixas são encaminhadas às marcas, que a partir da resposta e grau de resolução do problema, são categorizadas entre as melhores e piores empresas.
Há 10 anos, Vargas criou o Prêmio Reclame Aqui para premiar as empresas que mais respeitam o consumidor. Na edição 2020, alcançou recorde de participação de público, com 12,2 milhões de votos populares. As inscrições para a edição de 2021 estão abertas no site. O evento está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro.
Pai de dois filhos, Maurício também era palestrante e consultor de negócios. Atuando no estudo das relações entre o consumo e o novo consumidor, recebeu diversos prêmios no setor empresarial.
Em uma palestra no Fórum de Médicos SA, Vargas destacou a mudança do perfil do consumidor. Segundo ele, houve uma evolução entre quem quer - ou precisa - consumir e quem quer - e precisa - vender que nos remete a um momento único na relação de consumo.
"Atualmente, o consumidor possui cada vez mais acesso a informações que antes eram raríssimas. Hoje em dia, quando a empresa chega com o ovo e a farinha, o cliente já preparou o bolo faz tempo", afirmou.