O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou, na tarde deste sábado (15.maio), da manifestação conjunta de apoiadores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Sem máscara de proteção, Bolsonaro chegou ao local montado em um cavalo e, em seguida, cumprimentou o público presente.
Acompanhado dos ministros Braga Netto (Defesa), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Gilson Machado (Turismo), e de homens que faziam sua segurança, Bolsonaro acenou para apoiadores que se aglomeravam no gramado em frente ao Congresso Nacional.
No início da manhã, o presidente participou de um almoço com com ruralistas no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Brasília. Em breve discurso no local -- registrado em vídeo pelo líder do PSL na Câmara, Major Vítor Hugo (GO) --, Bolsonaro exaltou os representantes do setor agropecuário que, segundo ele, o ajudaram em sua eleição, e alimentam milhões de pessoas em todo o mundo.
"Vocês produzem, vocês trabalham, vocês não pararam, vocês não aceitaram o fique em casa", disse o presidente, fazendo referência às medidas de isolamento social recomendadas por autoridades de saúde para o controle da pandemia de covid-19. "Graças a Deus vocês existem", acrescentou.
Apoiadores organizaram manifestações a favor do governo federal em todo o país. Eles protestam contra as medidas de isolamento social e defendem a implementação do voto impresso.
Os atos acontecem em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. Na capital paulista, dezenas de apoiadores carregam faixas e bandeiras em apoio ao presidente na Avenida Paulista, gerando aglomerações.