Manifestantes realizaram, no Recife, um ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pedindo a aceleração de medidas de prevenção à Covid-19, como a campanha de vacinação e auxílio emergencial de, ao menos, R$ 600. dois homens foram atingidos nos olhos por balas de borracha desferidas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco, no último sábado (29.mai), enquanto acontecia a manifestação por mais vacinas no centro de Recife.
A manifestação terminou por volta das 13h e fez parte de uma ação nacional, realizada em diversas cidades do Brasil. Com faixas e cartazes contrários ao presidente, os manifestantes cantaram e gritaram palavras de ordem.
As vítimas Daniel Campelo da Silva, 51 anos, e Jonas Correia de França, 29, perderam, individualmente, um globo ocular e não participavam do ato: estavam a caminho do trabalho, segundo informaram posteriormente.
No texto, o governador determinou ainda que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) "acompanhe a assistência médica aos dois homens feridos no rosto". A Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social também foi acionada para colher depoimentos sobre a ação truculenta da polícia.