O soldado Mateus da Silva Santos, 22 anos, morreu afogado após entrar no mar para salvar dois garotos, por volta das 16h20 desta sexta-feira (4), no Guarujá (86 km de SP). Um garoto de 13 anos foi salvo pelo militar da Força Aérea Brasileira e outro, de 12, desapareceu nas águas da praia do Guaiúba. O garoto não havia sido encontrado até a publicação deste texto.
De acordo com Cleverson, padrasto de Mateus, o soldado, cotado na base de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi para o Guarujá na quinta-feira (3) com alguns amigos para passar o feriado.
Na sexta-feira (4), Mateus e os colegas presenciaram dois meninos, de 12 anos, se afogando. O soldado, que não possuía experiência em mergulho ou salvamento, entrou no mar para ajudar.
O jovem conseguiu retirar uma das crianças, porém, uma forte onda o cobriu. Naquele momento, Mateus arremessou o garoto para fora e afundou no mar. Cleverson relatou que os meninos são amigos e estavam com a mãe de um deles, que teve o filho resgatado. Mateus chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital do município, onde já chegou sem vida.
O Corpo de Bombeiros do Guarujá informou que as buscas pela criança permanecem neste sábado (5). Mateus estava na corporação há três anos e foi influenciado a seguir a profissão pelo padrasto, que fazia parte da 2ª turma de 1995 da Aeronáutica.
O jovem era solteiro e morava sozinho em Guarulhos, onde trabalhava. A família diz que ele era muito guerreiro, bom e que morreu como herói. O corpo de Mateus está no IML (Instituto Médico Legal) de Praia Grande, cidade vizinha. A mãe e o padrasto vão fazer o reconhecimento do corpo.