Um engenheiro de 31 anos, morador de um condomínio residencial em Araraquara-SP, procurou o Plantão Policial, para registrar um estelionato sofrido por ele.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima teria recebido uma ligação de um suposto gerente de uma agência bancária informando que movimentações suspeitas estariam sendo realizadas em sua conta via Pix -um meio de pagamento eletrônico instantâneo.
Além disso, o homem perguntou se ele tentou acessar o aplicativo do banco através do celular, pois segundo ele, alguém estaria tentando clonar o celular do cliente, pois constavam diversas tentativas de transações através de PIX.
Ainda segundo, o golpista informou que precisaria realizar alguns procedimentos para bloquear essas transações. Para barrar essas transações, o falso gerente teria enviado pelo Whatssap um link com um texto para ser copiado e colado na conta do Pix da vítima, através do aplicativo do banco.
Para dar mais credibilidade no procedimento, o suposto gerente afirmou que o texto foi enviado diretamente pelo Banco Central, para cancelamento de transações suspeitas. seguir as orientações do "gerente", a vítima notou que vários transações via Pix foram realizadas, totalizando um prejuízo de R$33 mil. A Polícia investiga o caso.