O governo de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (23), que o Instituto Butantan enviou, também nesta sexta, a documentação necessária à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes em humanos da vacina ButanVac, que é desenvolvida 100% em território nacional e sem a necessidade de importação de insumos.
Em coletiva de imprensa, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que os testes serão feitos em pessoas acima de 18 anos, inclusive naquelas que já foram infectadas pela covid-19 ou até mesmo imunizadas com outras vacinas.
Covas disse que o insitituto utilizará a fábrica da vacina da gripe para a produção do imunizante. Segundo ele, não haverá prejuízos na entrega de imunizantes contra a gripe, pois esses produtos já foram entregues e já sendo aplicados em todo o país. "A partir da próxima semana, a fábrica que produz a vacina da gripe estará liberada para iniciar a produção da Butanvac", disse em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Até o mês de junho, o diretor afirmou que será possível entregar 40 milhões de doses da butanvac. Segundo ele, trata-se de uma vacina 100% nacional, em que não necessidade nem mesmo da importação de insumos. Os testes 1 e 2 da butanvac devem durar 20 semanas.
_______________________________
Escrito por: Cristina Silva
Postado: 23/04/2021 às 22:13